DVD: Como Limpar

Aprenda como limpar seu DVD.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Limpeza

A maioria das vezes que um aparelho de DVD tem um problema de leitura, a causa é a sujeira. Isso porque os DVDs são aparelhos simples e costumam dar problema apenas quando há alguma peça estragada (e isso na maioria das vezes o faz parar de funcionar de vez) ou quando se derrama líquidos nele (eletrônicos e líquidos não se dão bem). Para evitar isso, é bom manter seu DVD sempre limpo.

Mas, é importante notar que, embora seja higiênico manter a superfície do aparelho limpa, é a entrada e a lente que deve ser observada com cuidado, pois são elas que podem trazer problemas no futuro.

Poeira na Lente

A sujeira na entrada do DVD (aquela parte que é projetada para fora para você colocar o disco e todo o espaço ao seu redor) é perigosa porque pode vir a entrar no aparelho e se acumular na lente. Para evitar que a poeira chegue na lente, é preciso limpar bem a entrada. Para isso, basta passar um pano seco macio e limpo, ou um pano levemente úmido, quase seco.

Como limpar DVD

Como a lente fica bem no fundo do aparelho, é impossível limpa-la, caso a poeira já tenha se acumulado lá. O único jeito seria abrindo o aparelho (o que você, com certeza, não fará sozinho) ou usando um aspirador de pó na entrada, com uma força mediana. Não sopre, não tente colocar cotonetes lá dentro, isso só irá empurrar a sujeira mais para o interior do aparelho.

Mantendo o DVD Limpo

Para manter o DVD sempre limpo e evitar esse tipo de problema, sempre que for aspirar a casa deixe o aspirador aspirar a poeira do DVD por um ou dois minutos. Também tome cuidado para limpar bem a mídia antes de colocar no aparelho, afinal de contas, ela que irá ter o maior contato com a lente. Lembre-se que para limpar o disco de DVD é preciso uma flanela limpa e macia (tenha sempre uma nova por perto ou pouco usada), do centro para a borda.

Caso precise polir o disco arranhado ou com marcas oleosas, use a parte de dentro de uma casca de banana e passe a flanela com cuidado. Pegue sempre o disco pelas bordas para evitar outros problemas.

Para mais dicas de como limpar dvd, assista ao vídeo abaixo:

Comente!




*Campos obrigatórios