Dicas para Controlar o Desejo por Doces

Aprenda como controlar a vontade de comer doces.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Dicas

Doces são tentações que acabam com as nossas dietas. É tão comum ouvirmos mulheres reclamarem que não conseguem parar de comer doces porque sentem um desejo incontrolável por eles. Doces e comidas gordurosas possuem nutrientes que nosso organismo gosta porque traz muita energia, e nosso corpo é programado para acumular energia para sobreviver mais tempo em caso de falta de comida, doenças e outros problemas. Além disso, muitos doces aumentam o nível de dopamina e serotonina em nosso corpo – o chocolate sendo o campeão nesse sentido – e isso quer dizer que eles nos dão mais bem estar e prazer, virando um vício.

O desejo incontrolável por doce, normalmente vem da queda da serotonina, que nos dá o bem estar, regula nosso sono, traz sensação de relaxamento, melhora o humor e traz saciedade. É o neurotransmissor da felicidade. Para controlarmos nosso desejo por doce, precisamos manter a serotonina em níveis regulares, e controlar nossas emoções.

Dicas para Comer Menos Doce

O primeiro segredo está no título dessa sessão. A primeira coisa que você deve entender é que o doce não deve ser cortado, transformado em tabu e inimigo. Nós devemos comer menos doce, comer doces menos gordurosos e hipercalóricos; mas os doces são comidas gostosas que nos dão prazer e não devem ser abolidos. Caso você coma muito doce, reduza seu consumo de forma gradual, até conseguir substitui-lo por outras comidas e fazer dele mais uma ocasião especial, do que uma comida diária e consumida em exagero. Cortar de uma vez vai acabar fazendo o desejo aumentar, e um dia você vai perder o controle e comer uma caixa de chocolates inteira.

Controlar desejos por doces

Outro truque é aumentar a frequência com que você come. Comer mais refeições e diminuir o tamanho das refeições é um bom jeito de diminuir a compulsão por doces. Quando você come apenas três grandes refeições, você dá espaço para a taxa de açúcar no sangue cair muito, o que causa fome e desejo por comidas hipercalóricas. Faça três refeições principais e três lanches bem leves entre as refeições e veja suas compulsões diminuírem.

Outro ponto importante nessa questão é o emocional. Muita gente abusa do doce porque sofre com a ansiedade e a depressão. O ideal aqui é procurar ajuda, fazer terapia, tomar remédios e encontrar outras atividades que ajudem a aliviar a ansiedade. Uma dica: Exercícios físicos são bem melhores do que tortas de chocolate para controlar a ansiedade.

Os Exercícios

Os exercícios não só ajudam a queimar aquela inquietação e irritação da ansiedade, como produzem endorfinas e dopamina, substâncias que aumentam o prazer, melhoram o humor e relaxam. Tudo isso diminui a compulsão por doces e regula melhor a produção da serotonina.

Por último, busque substitutos para os doces hipercalóricos. Frutas são ótimas sobremesas, você pode comer um pequeno pote de morangos (sem açúcar, leite condensado ou creme de leite, por favor), uma maçã, um damasco, castanhas, barrinhas de frutas e saladas de frutas. Elas irão dar açúcar ao seu corpo, diminuir a compulsão por doces, desintoxicar o corpo e, claro, não irão lhe engordar.



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