Como Tirar 2a via de CPF

Emitir CPF agora é mais pratico e pode ser feito de forma online, no site da Receita Federal. Saiba como tirar este documento indispensável.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Documentos, Variedades

Desde o dia 06/06/2011, a Receita Federal não emite mais aquele cartão azul do CPF, ele foi substituído pelo comprovante de inscrição do CPF, um documento simples que pode ser impresso em casa. O CPF é o documento gerenciado pela secretaria da Receita Federal do Brasil que armazena as informações dos contribuintes. Ele é necessário quando para fazer inscrições, viagens ao exterior, abertura de conta, e diversos outros serviços que solicitam esse número de registro. Caso você o tenha extraviado por alguma razão, isso pode trazer problemas então saiba como tirar 2a via do CPF.

como tirar 2a via cpf

Como tirar 2ª via do CPF

 

Com a saída do cartão azul de circulação, tirar novo CPF ou emitir segunda via ficou mais fácil. O lugar onde emitir a segunda via é a internet. No site da receita federal, existe a possibilidade de fazer segunda via para contribuintes que não apresentaram Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em nenhum dos últimos dois exercícios. Para contribuintes que apresentaram Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em pelo menos um dos últimos dois exercícios. E para contribuintes que possuam Código de Atendimento gerado após solicitação realizada em agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios  ou representação diplomática brasileira no exterior.

 

Como tirar CPF pela internet

 

Para aqueles que não apresentaram Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física em nenhum dos últimos dois exercícios basta acessar aqui e preencher os dados: número de CPF, nome, nome da mãe, data de nascimento e título de eleitor.

Para quem declarou imposto de renda nos últimos dois anos é feito pelo portal e-CAC (aqui) e ter em mãos os últimos recibos de entrega do imposto. Para quem fez a solicitação do CPF em um dos postos de atendimento (Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Exterior, basta acessar aqui  e digitar o local de atendimento, código, data de nascimento e data do atendimento. Depois de acessar aparecera na tela o comprovante do CPF. Essa emissão da 2ª via do CPF é grátis e não tem documentos necessários para a solicitação.

como tirar a 2a via do cpf

Como tirar primeira via do CPF

 

Para fazer a primeira via do CPF é preciso ter um documento de identidade, ir até uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou  Caixa Econômica e pagar uma taxa de R$ 5,70 (cinco reais e setenta centavos). É gerado um código e na própria agência ou em casa é possível já imprimir o comprovante com o número de CPF

 

Informações para emitir 1º via do CPF

 

Para cidadãos que tenham entre 18 e 69 anos é preciso apresentar além da identidade o título de eleitor. Menores de 16 devem apresentar documento de identidade e documento de identificação dos pais, tutor ou curador, ou seja de um dos seus responsáveis. A inscrição do CPF pode ser feita no site de forma gratuita através do portal aqui.

Para mais dicas, confira este vídeo:



8 comentários

  1. Joyce

    Olá, tirei o CPF da minha filha, mas fui assaltada em seguida que recebi o cartão e acabei ficando sem o número do CPF dela. Como faço para tira a segunda via?

    • raquel

      Meu filho tirou o CPF e nem chegou a usar ,nem memorizar o numero e já perdeu …. como faço para tirar 2 via sem mesmo saber o numero ???? Obrigado !!!

  2. Maria do Rosario Furtado Rosa

    Meu marido foi assaltado como tiro a segunda via do CPF dele obrigadaa

  3. deise

    meu filho perdeu o cpf dele como eu faço para tira outro porque eu nao sei o numero do cpf dele.

  4. Janete Franco Dezidério

    meu neto perdeu o cpf dele como eu faço para tira outro porque eu nao sei o numero do cpf dele.

  5. Claudia Regina

    Estou casada a dez anos e nunca troquei os documentos p o nome de casada agora vou precisar p apresentar ao INSS, pois comecei a contribuir a pouco tempo e estou gravida e futuramente vou dá entrada p salario maternidade e me informaram q tem q ter os documento no nome de casada. Quero saber se é realmente necessario tirar a 2ª via e se fica o mesmo numero e muda só o nome. Obrigada.

  6. raquel

    Meu filho tirou o CPF e perdeu sem mesmo gravar o numero ou usar …como podemos tirar a 2 via sem ter o numero ???? Aguardo informações !! Obrogado !!!

  7. jane clea penha de araujo

    boa tarde quero saber como posso fazer a 2 via do meu CPF que foi roubado.

Comente!




*Campos obrigatórios