Como Limpar um Sofá

Confira aqui dicas de como limpar um sofá você mesmo, sem necessitar de ajuda profissional.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas, Limpeza

Algumas mobílias são peças básicas no lar, o sofá é uma delas, mais especificamente localizado na sala. Dos mais diversos modelos e dos mais diversos tecidos, nenhum deles está livre de se tornar um sofá sujo. Mantê-los limpos não é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem crianças e animais domésticos em casa. Confira aqui dicas de como limpar um sofá você mesmo, sem necessitar de ajuda profissional.

Poeira e manchas podem prejudicar a sua aparência e podem fazer com que ele perca a sua durabilidade. Muitos especialistas indicam a impermeabilização dos mesmos para conservar o sofá e tornar mais fácil a tarefa de limpeza, além de protegê-los mais. Independentemente do tecido, é recomendada uma limpeza a cada 15 dias com uma escova de cerdas macias nos sofás de couro e com aspirador e escova nos sofás de camurça e tecidos mais leves.

Como limpar Sofá

Cada sofá pede um produto de limpeza específico, desde espuma mágica até ingredientes caseiros. Para quem tem condições, pode mandar lavá-lo em locais especializados. Mais algumas dicas de produto bom e barato podem ajudar em uma limpeza doméstica eficiente.

Como limpar o sofá de acordo com o tecido (a seco, claro, vermelho, colorido)

Sofá de tecido leve pede uma retirada da poeira com aspirador de pó. Caso ele esteja com manchas, é recomendável passar um pano limpo e seco ou papel toalha absorvente sem esfregar o tecido na hora do incidente. Alguns tecidos têm indicação de lavagem a seco, é preciso verificar. Quando não retirar as manchas, basta usar um solvente ou uma mistura de 1/4 de copo de sabão líquido para lava-louças com 1 copo de água morna. Para esta solução caseira, deve-se usar uma escova com cerdas macias e para enxaguar um pano úmido.

O sofá de couro pede uma limpeza apenas com pano umedecido com água, assim é possível manter o seu brilho. A secagem feita com outro pano limpo de algodão. O sofá de camurça deve ter a limpeza feita com um aspirador de pó e em caso de manchas, deve-se usar um pano de algodão limpo, umedecido com água e sabão neutro. É preciso retirar o sabão após a lavagem com um pano com água fria e deixar secar naturalmente.

Para mais dicas, assista ao vídeo abaixo:

Utilizando Higienizadores à Vapor

Um modo fácil e prático de limpar praticamente qualquer tipo de sofá é utilizando higienizadores à vapor, com eles é possível limpar em poucos minutos o sofá. Basta ligar o higienizador, esperar ele esquentar e passar sobre o sofá até que o mesmo fique limpo. Além de remover as sujeiras mais persistentes ele ainda pode ser utilizado para remover manchas em locais específicos sem precisar mover o sofá.

Para encontrar os melhores higienizadores disponíveis clique aqui.

Como limpar sofá impermeabilizado

A impermeabilização é um processo que consiste na aplicação de produtos que no caso de fibras fecham a trama de forma que não haja absorção de líquidos, sejam eles água ou outros fluidos. Ou seja, cria uma película protetora,  um método muito aplicados nos sofás. Quem possui um sofá com esta característica deve ter cuidado. A limpeza deve ser feita apenas com água, sem recursos adicionais, do contrário, ele pode ter a necessidade de ser impermeabilizado novamente.

Limpar o sofá com produtos caseiros

Algumas dicas caseiras ajudam na hora de retirar algumas manchas. Mas antes de aplicar qualquer produto, seja industrial ou caseiro, é sempre recomendável testar em alguma parte não visível do móvel, assim é possível saber se o produto pode descolorir o revestimento do sofá.

Para manchas de batom e caneta, o excesso deve ser retirado com papel toalha, depois coloque um pouco de álcool no local onde se encontra a mancha, em seguida, seque com papel-toalha, e por fim, passe um pano úmido. Em manchas de chocolate, o álcool deve ser aplicado no local e depois ser secado com papel toalha.

Para manchas de café, passe um pouco de Água Tônica embebida no papel toalha caso não saia, passe um pouco da bebida em uma espoja, coloque detergente neutro na região e seque com um pano seco. Para estofados de vinil, a limpeza pode ser feita com bicarbonato e pano úmido.

Ainda se tem a opção de limpar o sofá com vinagre, para isso, faça uma mistura usando uma parte de água e outra de vinagre, umedeça levemente a escova na mistura e esfregue o sofá. Remova a poeira após secar.

2 comentários

  1. Roselayne (19/09/2013)

    Tenho a maquina extratora e o produto que uso para lavar sofá nao tira mancha dificil, queria uma indicação de algum produto quimico que eu possa usar. Desde ja agradeço

  2. Doralice Souza (01/11/2013)

    boa tarde, gostaria se possível de uma formula de um produto para lavagem a seco de banco de carro.
    desde de já agradeço

Comente!




*Campos obrigatórios