Como Limpar um Aquário

Limpar um aquário não é uma tarefa fácil pois possui muitas etapas. Confira dicas valiosas na hora de executar esta tarefa.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Limpeza

Limpar um aquário não é considerada uma tarefa tão fácil, principalmente quando se é faz necessário desmontá-lo completamente. Isto porque desmontar um aquário requer certa prática além da reserva de locais adequados e limpos para manter os peixes enquanto a limpeza é realizada. Mas fique tranquilo, mesmo que você tenha um aquário por décadas, dificilmente precisará desmontá-lo, normalmente as limpezas são feitas com ele inteiro.Portanto, o uso de procedimentos de limpeza que dispensam a desmontagem do aquário é mais indicado e pensando nisso, separamos algumas dicas de como limpar seu aquário corretamente e de forma prática e segura.

Materiais necessários para a limpeza do aquário

Para limpar aquário, os materiais são muito simples: uma esponja dessas verde/amarela nunca usada e água em abundância

Como faço para limpar meu aquário?

Existe uma sequência que deve ser seguida para limpar corretamente seu aquário, primeiro devem-se limpar as decorações como plantas, pedras, navios e etc., depois se retiram todas as pedras para que sejam limpas também, em seguida os ornamentos e o lado de fora devem ser higienizados e o por fim o filtro.

Como limpar aquário

Nunca esvazie o aquário, você deve manter 50% da água dele e renovar a outra metade apenas. Pegue a bucha e esfregue, sem nenhum produto, as paredes do aquário, deixando que as sujeiras caiam no fundo. Passe o sifão na água, ele retirará as impurezas. Tire as pedras e ornamentos e lave-os com a esponja e água corrente apenas e recoloque-os nos seus lugares. Por fim, preencha os 50% com água nova. A água antiga não pode ser retirada por completo pois contém microorganismos responsáveis por várias funções no ecossistema dos seus peixinhos.

Removendo algas

Comece a limpeza removendo as decorações e limpando-as com o auxilio de um raspador de algas, após limpá-las corretamente separe-as em local limpo, atenção não use sabão em hipótese alguma, pois por mais que você enxague bem as peças resquícios do produto podem permanecer e isto pode ser letal.

Limpando os vidros e limo

Passe o lado amarelo da esponja nova nos vidros, deixando que algas e qualquer outra sujeira, caiam no fundo do aquário.

Limpeza do Sifão

Para limpar os pedregulhos, utilize o sifão de água para aspirar todos os detritos. Verifique se todas as superfícies dos pedregulhos estão livres de partículas de sujeira.

Feito isto, preencha a água faltante no aquário.

Para mais dicas, assista a este vídeo:



1 comentário

  1. Paulo Césasr

    Quem foi o doente que escreveu essa matéria? desmontar o aquário para lavar? água sanitária? pelo amor de deus tira isso do ar e vai se informar. Eu limpo meu aquário de 330 litros e nem a mão eu molho.

Comente!




*Campos obrigatórios