Como Limpar e Desengordurar o Fogão

Aprenda como limpar seu fogão.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Limpeza

Quando cozinhamos em casa, limpar o fogão pode ser um pesadelo. Algumas pessoas deixam para limpar apenas no dia da limpeza e a gordura e os restos de comida se acumulam e secam ficando mais difíceis de limpar. Outras pessoas limpam todos os dias, mas precisam de vários produtos químicos e vários panos para fazer o trabalho e ainda acham que o fogão não ficou limpo de verdade.

Como tudo na casa, e principalmente na cozinha, é preciso saber os materiais e produtos de limpeza corretos para ter um fogão sempre limpo e com menos trabalho. A seguir, damos algumas dicas para limpar o fogão.

Limpe Logo Após o Uso

O hábito de limpar algo logo após suja-lo é um bom hábito para quem tem que limpar a própria casa. Sujeira que se acumula fica mais difícil de limpar e, no caso do fogão, a gordura fica dura, mais difícil de limpar, provoca um mau cheiro no ambiente e pode atrair insetos como baratas. Nada agradável. O melhor é limpar o fogão e as louças logo depois das refeições, chame a família para ajudar.

Como tirar gordura do fogão

Separe

Para limpar o fogão de forma eficaz é melhor tirar os bicos e as grelhas do fogão e deixá-los de molho na pia em vinagre e água. Deixe-os de molho enquanto limpa o que sobrou do fogão. Depois, limpe-os com a parte dura da bucha até toda a gordura ter saído, os bicos tendem a entupir nas saídas de gás, por isso, preste atenção neles na hora de limpar.

Detergente

Detergente e alguns minutos são os seus melhores aliados na hora de limpar o fogão. Você pode também comprar um produto anti-gordura somente para limpar o fogão, mas o detergente já serve. Passe com uma bucha, esfregando sem força e deixe o detergente anti-gordura agindo por uns dois minutos.

O produto vai dissolver a gordura e amolecer qualquer pedaço que fique pregado no fogão, assim, quando você limpar com uma bucha limpa, não vai precisar fazer força e arranhar o fogão. Use a parte mais macia da bucha molhada para ir tirando a sujeira e o detergente, mas nunca jogue água diretamente do fogão, pode danifica-lo. No final, seque com um pano limpo a superfície do fogão e as grelhas e os bico e monte o fogão novamente.



Comente!




*Campos obrigatórios