Como Funciona a Tecnologia 3D

A visão 3D nas telas tende a crescer cada vez mais

Artigo publicado por Maria nas categorias: Eletrônico, Tecnologia

A tecnologia 3D ganhou novas plataformas fora o cinema 3D,  e hoje está presente nas televisões, celulares, fotos e notebooks que ganharam capacidade de receber essa tecnologia. A nossa visão natural do mundo é 3D.

Nossa visão alinha automaticamente duas imagens em apenas uma e consegue mandar para o cérebro informações quanto à distância, tamanho e posição dos objetos e pessoas. Esse efeito é chamado de estereoscopia. Agora podemos ter este tipo de visão nas telas das plataformas de tecnologia 3D como telas de cinema e aparelhos de televisão.

Entendendo o 3D tecnológico

O efeito das fotos 3D, óculos 3D, TV 3D, ou seja, das imagens 3D são aquelas que nos dão a sensação de que a figura está saindo da tela. A fusão das imagens potencializa essa sensação de profundidade e distância. Apesar de todo o avanço na tecnologia, ainda é preciso utilizar óculos especiais para conseguir enxergar este efeito.

Os aparelhos 3D

Os primeiros óculos 3D eram feitos de papel celofane azul ou vermelho, hoje eles estão mais modernos e se parecem com óculos de sol. As televisões ainda estão em processo de adaptação então não são todas que concedem esse tipo de imagem. Alguns programas televisivos ainda não estão adaptados por mais que a TV já conte com o 3D.

Tecnologia 3d

Para existir o efeito 3D, as câmeras precisam ser estereoscópicas e ainda necessitam de ajuda de softwares de computador que ajudam que a imagem 3D no cinema e nas TVs de LCD sejam possíveis.

Essa tecnologia não é tão novidade, mas a sua adaptação a várias plataformas tem transformado ela na favorita do mundo do entretenimento atual. A maioria dos filmes já são gravados em 3D e a tendência é atingir a totalidade deles pois o 3D, de certa forma, ajuda no combate à pirataria.

As Plataformas 3D

Algumas plataformas já não precisam dos óculos 3D, isso ocorre graças à tela de cristal líquido e a plataforma de software contidas em cada uma. Esses aparelhos permitem que se escolha se deseja ter a visão em 2D ou 3D. Para quem gosta de games o 3D proporciona uma sensação de fazer parte literalmente dos jogos. Para essa tecnologia avançar de vez, é preciso mais investimentos e que mais produtos sejam feitos para serem vistos em 3D.

Para mais informações, assista ao vídeo abaixo:



Comente!




*Campos obrigatórios