Como Faço para Limpar Prata

Metal frágil, a prata deve ser limpa por especialistas sempre que for possível

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Limpeza

A prata é um metal que precisa de cuidados na sua manutenção e limpeza. Usado em pratos, talheres e principalmente em joias, a prata torna os objetos mais bonitos e elegantes.  A prata é mais frágil que outros materiais e pode enferrujar, manchar e ganhar arranhões com facilidade por isso você deve saber como limpar prata.

Limpar prata é uma tarefa que requer cuidados e uso dos materiais adequados. O mais indicado é levar ao joalheiro, mas é possível fazer limpeza de prata em casa. Para conservar a prata por mais tempo, evite que ela entre em contato com produtos químicos como, perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza.

Como limpar correntes de prata

A corrente de prata é feita em sua maioria por prata sterling. Este tipo possui 92,5% de prata pura e o restante do material é feito de cobre e ligas similares que reforçam a prata. Por ter uma parcela de cobre ela pode manchar mais rápido do que se tivesse apenas prata na composição.

como-limpar-prata

Para limpar este material, comece escolhendo um limpador por imersão pré-misturado que sejam já formulados para jóias de prata e que contenha uma bandeja de limpeza. Agite antes do uso caso esteja indicando na embalagem, faça a limpeza sobre uma superfície de vidro e forre com toalhas de papel dobradas antes de iniciar a limpeza.

Retire a bandeja do limpador, coloque a corrente dentro da bandeja e em seguida mergulhe a bandeja dentro do limpador. Faça o movimento de mergulhar e tirar a bandeja por 5 a 10 segundos. Finalizando, enxágue com água corrente morna a peça e seque delicadamente com as toalhas de papel. Apenas quando ela estiver totalmente seca, faça o polimento da prata esfregando com o pano próprio para isso. Isso ajuda a dar brilho e evitar futuras manchas.

Como limpar jóias de prata e como limpar níquel

Alguns produtos utilizados na limpeza da prata podem não servir para o níquel e vice-versa. Alguns arranham os dois materiais, outros escurecem a prata, todo cuidado é preciso na limpeza destes materiais. A prata de níquel é composta por 75%  de cobre, 20% de níquel e 5%  de zinco.

A limpeza desse material pode ser feita com o mesmo limpador usado para prata. Tanto para a prata como o níquel, a limpeza deve ser feita passando água morna e detergente suave para retirar sujeiras. Enxágue bem e seque com pano macio. Para remover machas difíceis na prata, pode ser usado pasta de sódio e água, para preparar a pasta, coloque bicarbonato de sódio em um recipiente de plástico e adicione água até formar uma consistência pastosa. Cubra a joia com a pasta e deixe secando, em seguida, mergulhe na água quente e seque com um pano macio.

Caso a mancha não saia, use um polidor, panos de polimento da marca Sunshine podem ser usados tanto para prata quanto para níquel com o material seco. Não use espojas de aço, pois elas arranharão o metal, ou agentes de limpeza mais agressivos.

Limpar prata com vinagre

Para limpar jóias que sofreram com a ação do tempo resultando em manchas, o vinagre é um ingrediente caseiro e que ajuda a restaurar os objetos e trazer de volta seu brilho e aparência original. O vinagre deve ser combinado com bicarbonato de sódio para surtir efeito.

Em um recipiente, coloque meia xícara de vinagre branco e duas colheres de bicarbonato de sódio, misture com uma colher até aparecer certo borbulhamento. Coloque as peças de prata na mistura e deixe por duas a três horas. Retire as jóias e enxágue com água corrente fria removendo toda a solução. Para finalizar, seque com um pano macio.

Para mais dicas, assista a este vídeo:



1 comentário

  1. maida cueto

    Adorei as dicas,são ótimas…vou usá-las.

Comente!




*Campos obrigatórios