2a Via de Certidão de Óbito

A certidão de óbito é um documento muito importante para fechar assuntos civis de uma pessoa falecida

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

Muitas vezes, com a enorme quantidade de documentos que temos guardados, acabamos por extraviar algum e então nos perguntamos “Como faço para tirar uma 2ª via?”.E muito embora você pense que este é um processo lento, saiba que pode retirar uma segunda via de qualquer documento através de solicitação direta em postos de atendimento ou pela internet. É tudo muito fácil, rápido e seguro.

A Certidão de Óbito é um desses documentos solicitados em cartório e que servem como registro legal para atestar a morte de algum cidadão. A partir da data do falecimento, toda e qualquer solicitação que será feita em nome do falecido tem de ser acompanhada da cópia de tal certidão para ter validade.

Então se você perdeu, extraviou ou quer uma certidão de óbito para outra finalidade, mas não sabe como solicitar, atente para nossas dicas e você estará com o documento em mãos rapidamente.

Como tirar 2ª via de Certidão de Óbito

Qualquer solicitação de segunda via de certidões pode ser feita diretamente no cartório que a emitiu. É a forma mais rápida de conseguir o documento, porém em alguns casos, o solicitante não reside mais na cidade de registro então, nesse caso terá que utilizar outros meios.

Segunda via de Certidão de óbito

A segunda via de certidão de óbito pode ser solicitada pelos Correios, onde você precisa apenas  dirigir-se a um posto mais próximo de você com o nome do falecido, nome do cartório em que foi registrado o atestado de óbito, cidade, bairro e o máximo de informações que puder fornecer.

Além dos Correios, você pode fazer a solicitação em algum posto de atendimento social, como o PoupaTempo de São Paulo. Em alguns locais esse serviço é fornecido gratuitamente e para ter mais informações só consultar o posto social.

Como tirar 2ª via de Certidão de Óbito pela internet

Hoje em dia, já é possível fazer a solicitação de quase todos os documentos pela internet. Com o sistema de Cartório Eletrônico você poderá solicitar a segunda via do atestado de óbito assim como outros documentos.

É bem simples, você tem apenas que fazer a solicitação, efetuar o pagamento da taxa cobrada pelo serviço e enviar o comprovante. Em poucos dias o documento será enviado para sua residência. Você pode visitar o site clicando aqui e fazer o seu pedido agora.

Para mais informação de como solicitar segunda via de certidão de óbito, assista ao vídeo abaixo:

17 comentários

  1. CLEBIO (06/03/2013)

    PRESISSO EMCONTRAR SEGUNDA VIA DE UM ATESTADO DE OBITO DA ES MULHER DO MEU PAI QUE MORREU MAS NOS NÃO SABEMOS MAS O ANO QUE ELA MORREU E NOS TAMOS PRECISANDO AJEITAR UM DOCUMENTO É PRESISSA DISTO POR FAVOR ME AJUDEM

  2. ANDREIA SANTOS (19/07/2013)

    preciso encontrar a segunda via de um atestado de obito da vó e vo do meu marido que morreu mas não sabemos a cidade que eles morreram nos precisamos ajeitar um documento por favor me ajuda nomes que morreu foi Alzira Antonia Souza
    José Antonio Paula
    obrigada

  3. ELIENESOUZA (03/08/2013)

    COMO EU FASSO PRA PEGA 2 VIA CERTIDAO DE OBITO DE JUAREZ PEREIRA MACHADO

  4. Otávio Pacheco (01/01/2014)

    Meu tio José Alves, era um cearense radicado no Estado do Pará há 15 anos, perdeu contato com a família, conforme pesquisas descobri que ele residia na cidade de Ananindeua-PA e que o mesmo faleceu e tudo indica que em 2012. Gostaria de saber se tenho como adquirir segunda via da certidão de óbito.

  5. Edileia (08/01/2014)

    quero saber como faço para obter a certidão de óbito do meu pai e da minha vó , já fui no cemitério de Olinda em Nilópolis e eles não sabem dizer onde pego a segunda via da certidão de óbito lá só tem de 2010 pra cá ….. O que faço ? Preciso urgente.

  6. elma (17/01/2014)

    como que faço para tira a certidão de óbito do meu pai ;

  7. Marilda (05/02/2014)

    somente com o nome do falecido e filiacao consigo um atestado de obito, pois nao sei quando faleceu.

  8. nelma maciel campos de araujo (06/04/2014)

    preciso da 2ª via da certidão de óbito do meu marido luiz alberto amorim de araújo filho de uiza amorim

  9. Marcilene (16/04/2014)

    como saber se algum conhecido ou parente que não vemos há anos está morto ou vivo sem precisar pedir vias de certidão de óbito? só quero saber se ele está vivo.

  10. Janete Mendes (16/04/2014)

    Quero saber como faço para encontrar a 2 via da certidão de óbito do marido de minha prima, o qual ela não tinha contato há muitos anos. Só sabemos que morava em São Gonçalo – RJ, e que morreu em agosto de 2012.

  11. maria dos santos da conceição (01/07/2014)

    quero saber como faco para pegar uma certidão de óbito, para minha irmã, ele morreu em Aracaju no hospital gov joão alves filho em 2001

  12. vanessa (12/08/2014)

    como consigo o atestado de obito dos pais do meu marido, pois nunca tive contato com eles eles nunca procuraram meu marido, porem meu marido faleceu de acidente de carro preciso receber o seguro DPVAT mas eles exigem o atestado de obito dos pais dele, me ajudem por favor.

  13. lucia maria de sousa (21/11/2014)

    quero saber como encontrar a certidão de óbito do meu marido.josé wilson de Sousa que desapareceu em 1984 ou se está vivo nãõ tenho nem outra informação

  14. lucia maria de sousa (21/11/2014)

    gostaria de saber como encontra meu marido josé Wilson de Sousa não tenho noticia dele há 25 anos fiquei sabendo que ele tinha morrido ai no amazonas ele erra motorista de um canavial qualquer informação eu agradeço.

  15. LORRAINE (08/01/2015)

    A MINHA MAE ESTA PRECISANDO DA CERTIDAO DE OBITO
    DO PAI DO MEU IRMAO E JA TEM MUITO TEMPO PRATICAMENTE ELA SO TEM O NOME DELE COMPLETO,E ELA NAO ERA CASADA COM ELE NO PAPEL ELA PODE TIRA ASSIM MESMO

  16. dayane siva (25/03/2015)

    QUERIA SABER COMO POSSO CONSEGUIR A CERTIDAO DE OBITO DO MEU PAI.. O SE OUTRA PESSOA PODE PEDIR.. E QUE MORO NO EXTERIOR E Ñ POSSO IR PESSOALMENTE

  17. Aparecida (21/06/2015)

    Gostaria de uma 2ª via do Atestado de Óbito de DENIR MAULAZ DA SILVA, não tenho a data do óbito, só tenho o nome e soube que talves tenha sido no cartário de Pilares.

Comente!




*Campos obrigatórios